sábado, 16 de julho de 2011

Franquias: Fuja do mito do sucesso garantido e torne-se um vencedor.




Muito já se falou sobre as vantagens de se optar pelo sistema de franquias na hora de montar seu negócio próprio. Porém, engana-se quem pensa que só o fato de adquirir a representação de uma marca garante o sucesso do empreendimento. Por entender que, na prática, o processo é bem mais complicado do que sugere a teoria, trouxe a matéria que a revista Franquia & Negócios, falou com consultores, franqueadores e franqueados e elaborou uma lista com boas dicas para que o sonho do negócio próprio não se transforme em pesadelo.


Leia com muita atenção essas dicas para te ajudar na escolha da franquia certa e para que seu negócio decole com consistência.



Identificação com a marca
O primeiro passo na hora de pesquisar e escolher o segmento de uma franquia é buscar negócios alinhados com as mesmas ideologias e conceitos de vida do proprietário que conduzirá o negócio.
Segundo Mario Ponce, diretor de expansão da Chili Beans, “o segredo para o fortalecimento da marca é a paixão pelo empreendedorismo, acreditar na marca e trabalhar todos os dias para que todos dentro da empresa tenham o mesmo objetivo”, comenta.
Já para a consultora Filomena Garcia, sócia diretora da Franchise Store, “a afinidade com a área e adequação com o perfil do franqueador faz grande diferença para o sucesso da empresa”.

Não importa em qual seguimento você vai investir na abertura de uma franquia, é a dedicação ao seu negócio que será decisivo para o sucesso.

Cuidado! Uma franquia de sucesso pode ser um fracasso nas mãos de um empresário que não se identifique com aquele tipo de negócio.



Localização  (Nem todas as franquias precisam de local físico)
A localização do ponto para a instalação de franquias é um dos fatores que afetam o negócio. E falando de varejo este aspecto é ainda mais crítico.
“A localização deve ser avaliada levando em consideração as características do produto e as características do público da região. Além disso, o nome de uma rua principal ou amplamente conhecida incrementa notavelmente a eficácia da publicidade local ou da transmissão de referências”, explica Claudia Bittencourt, sócia e diretora geral do Grupo Bittencourt.

Para o diretor da Fundação Richard Hugh Fisk, Christian Alberto Ambros, é importante sempre estar em lugares de fácil acesso, com opções de condução, seja ônibus ou metrô, e na contramão da concorrência.
“Existem negócios em que a escolha do ponto significa 100% do negócio” - afirma ele.
Segundo José Carlos Semenzato, presidente do Grupo Microlins é importante oferecer conveniência para os clientes.
“Nossas escolas precisam estar próximas de pontos de ônibus e regiões centrais que facilitem a vinda dos alunos que dependem do transporte público. Quanto melhor o ponto comercial, menor o investimento com a captação de clientes.” - ressalva.
Mario Ponce, da Chili Beans, conta que sua estratégia para identificar o melhor ponto comercial dentro de um shopping center foi usar os quiosques como termômetro. A estratégia foi simples: se o corredor não apresentasse bom fluxo de pessoas, a solução era mudar de corredor.
Outro fator importante que Claudia Bittencourt atenta é a facilidade de estacionamento nas proximidades do local, de preferência na mesma rua ou locais próximos com estacionamento permitidos e ou conveniados.

Obvio que nem todos os tipos de franquias necessitam de local físico, porém vale a pena ler as informações e extrair as informações mais relevantes.

Gestão
Segundo a diretora da Franchise Store, um ponto importante em uma gestão eficiente na franquia é o cuidado com o pedido de compras. “O estoque tem que ser médio, pois produto em excesso gera custos desnecesários; já a falta dele significa a perda da venda” comenta. Ela ainda aponta para a necessidade de uma gestão financeira, o cuidado com as contas a pagar, por exemplo. Altino Cristofoletti Jr, diretor regional da ABF, explica que a gestão da empresa tem o respaldo da franqueadora, mas só isso não garante a saúde financeira da empresa. “Um profissional da estrutura administrativa orienta o franqueado, mas ele deve ter o seu contador local, que o auxiliará no regime tributário. Quanto ao pagamento dos royalties é variado: a maioria das franqueadoras estabelece o valor de acordo com o faturamento bruto total ou liquido. São poucas as empresas que atribuem um valor fixo, mas quando é desse modo, este valor é estabelecido por faixas de faturamento”. Ainda segundo Cristofoletti, o contrato entre o franqueado e o franqueador deve ser estipulado de acordo com o prazo de retorno; caso o franqueado desista do negócio por motivos não concorrênciais já fica previsto no contrato a desistência.

Produtos, serviços e promoções
Para atrair e impressionar o cliente, as empresas precisam se reinventar e estabelecer uma boa relação entre seus produtos, serviços e promoções. Para o presidente do Grupo Microlins, “conseguir oferecer ao cliente produtos e serviços de qualidade, a preço baixo e com a conveniência que ele deseja, deve ser a meta de todo empreendedor. Temos que buscar as tendências mundiais e tentar, na medida do possível, inovar e mudar para melhor”. Segundo ele, se o cliente soubesse o que quer seria bem mais fácil. “Será que a Apple esperou seus clientes pedirem o Iphone? Sabemos que não. Ela inovou, pensou com a cabeça do cliente, colocou-se no lugar dele e criou uma solução que impressionou o mundo inteiro. É isso que eu e minha equipe estamos tentando fazer todos os dias. Acertos e erros devem fazer parte deste aprendizado. Apenas precisamos acertar mais do que errar” ensina ele. Segundo Ambros, diretor da Fisk, o empreendedor deve conhecer seu público-alvo, saber o que ele precisa e desenvolver produtos para suprir essa demanda. Ambros lembra que em um mercado tão competitivo sair na frente é fundamental para se atingir a maior fatia desse mercado. “A Fisk, por exemplo, lançou o curso de informática antes de todos os seus concorrentes”, lembra ele.

Atendimento e treinamento - (Importantíssimo)
Os erros cometidos no atendimento se traduzem em clientes insatisfeitos, vendas perdidas e propaganda boca-a-boca desfavorável à empresa. Hoje, atender bem não é mais simplesmente um diferencial competitivo, mas um pré-requisito: ou atende bem ou perde clientes para a concorrência. Por isso, para Cortez, o funcionário recém-contratado deve ser treinado não só no conhecimento do produto, mas também e principalmente no relacionamento e na forma de encantar os clientes internos e externos. “Pelo menos uma vez por ano todos os funcionários devem ser treinados e se reciclar no marketing de relacionamentos. Para um empresário que almeja se tornar de médio a grande porte, a importância no treinamento deve ter a mesma urgência do investimento em produtos ou serviços”.

Marketing
O marketing do franqueado é inteiramente desenvolvido pelo departamento de marketing da ranqueadora e enviado aos franqueados de todo Brasil. Isso inclui campanhas publicitárias (institucionais e promocionais), cardápio de peças publicitárias, assessoria de imprensa, linha de produtos, treinamento em vendas e atendimento, etc. Segundo Wagner D’Almeida, diretor de consultoria e expansão da Global Franchise, o marketing do franqueado está dividido em três etapas. “A primeira é o marketing destinado à inauguração da loja. Pelo menos um mês antes da inauguração, ações como, adesivos localizados, faixas e planfetos devem sinalizar que aquele lugar está reservado para a abertura de uma nova loja. Na semana da inauguração é necessário que ocorra uma forte ação de merchandising no ponto de venda, um lugar estratégico na formação e na manutenção de uma marca. Esta segunda etapa acontece nos primeiros seis meses da abertura. A partir daí, é necessário construir mecanismos dirigidos ao marketing de fidelização. Na terceira fase é preciso um marketing institucional e seguir o calendário de divulgação do franqueador.



Crédito do Site Franquias & Negócios.
Leia a reportagem na integra no site: http://www.franquiaenegocios.com.br/especial.htm





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