quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Marketing Digital - Tendência.


O que é Marketing Digital? São ações de comunicação que as empresas podem se utilizar por meio da Internet e da telefonia celular e outros meios digitais para divulgar e comercializar seus produtos, conquistar novos clientes e melhorar a sua rede de relacionamentos.

O Marketing digital engloba a prática de promover produtos ou serviços através da utilização de canais de distribuição eletrônicos para chegar aos consumidores rapidamente, de forma relevante, personalizada e com mais eficiência.
O Marketing digital se traduz em ações de Marketing (Estratégicas, Econômicas e Operacionais) adaptadas aos meios digitais, de forma a obter, nestes canais, a mesma eficiência e eficácia do Marketing tradicional e em simultâneo potencializar os efeitos do marketing tradicional. Na sua operacionalização são, normalmente, utilizados canais, meios e ferramentas digitais. 
A internet passou a ter importância na vida das pessoas e das empresas, sendo que mais de 30% da população mundial está online, através computador ou celular (smartphones), e somente por este último meio foram realizadas mais de três bilhões de vendas no mundo, tornou-se fundamental para as empresas e empreendedores em geral que buscam obter sucesso em seus negócios, acompanhar os passos online dos seus clientes e conhecer seus hábitos de compras.
Uma das principais mudanças já observadas é a chamada “inversão” do vetor de marketing, principalmente devido aos buscadores na web, pois hoje, quase todas as compras são, de alguma forma, influenciadas pela internet, seja para pesquisas de preços, para conhecer o produto ou saber a opinião de outras pessoas que já compraram, antes de efetuar sua compra, seja para realizar a compra propriamente dita, online ou no varejo tradicional, mas a pesquisa estará nas mãos do consumidor. Essa é, portanto, uma das primeiras tendências a se destacar é: Se sua empresa não for encontrada online, ela não existe! Com isso muitas redes sociais como Orkut, Facebook e Companhia, têm investido no modelo multicanal para atender diferentes públicos. Essas soluções são apropriadas para reduzir o temor que alguns consumidores tendem apresentar com as compras Online.


Mobile Marketing em alta

Outros itens que estão ganhando importância na estratégia (Marketing) digital das empresas são os smartphones e tablets. Com a expansão do consumo destes produtos, principalmente com medidas como a redução do Governo da taxa de importação, é provável que haja um aumento da base de usuários e mais oportunidades de relacionamento a qualquer momento e em qualquer lugar. Isso é realmente ótimo para nós empreendedores ligados ao setor de vendas diretas em geral.

Hoje, o consumidor já se relaciona com cinco telas, a tendência é que este número aumente. "Temos o cinema, a televisão, o computador, os celulares e, mais recentemente, o digital signage, aquela extensão da TV, nos ônibus, academias, ruas e lojas, com fins voltados para o Marketing. É impossível você entrar em um elevador e não prestar atenção naquelas telas de TV enquanto espera seu andar ou no ônibus enquanto não chega a seu destino.


Mas e o que todas essas informações quer dizer? Bom, em primeiro lugar quer dizer que “informação é fundamental” e em segundo é que esse maior conhecimento de hábitos possibilita os empreendedores levarem uma oferta mais personalizada e adequada às necessidades dos seus clientes, gerando menor dispersão e maiores chances de atingirem seus objetivos. Resumindo, vender!
Bons negócios,
Boas vendas!
Fontes: Wikipédia, Sandra Turchi, Administradores.com.br



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